21/11/2016

APIWTXA RECEBE REPRESENTANTES DO POVO GUARANI-MBYÁ PARA INTERCÂMBIO

A Apiwtxa recebeu, entre os dias 10 e 17 de outubro, uma comitiva de representantes do Povo Guarani Mbya da região Sul do país, para um importante encontro intercultural.
Realizado entre 5 representantes Guarani e os Ashaninka da Apiwtxa, como iniciativa do Centro de Trabalho Indigenista – CTI, o intercâmbio contou com recursos de projeto aprovado pelo Newton Fund/British Council, em parceria com o Centro de Antropologia da Sustentabilidade/CAOS, da University College London. O projeto tem como objetivo principal apoiar a construção de planos de gestão e promover a recuperação de áreas degradadas em terras Guarani, bem como avançar nos debates a respeito da gestão de conflitos que envolvem sobreposição de terras indígenas e unidades de conservação.

O intercâmbio foi idealizado para apresentar o exemplo dos planos de gestão e sistemas agroflorestais já implementados pelos Ashaninka do Amônia, e estabelecer um compartilhamento de conhecimentos sobre organização comunitária.
O grupo, constituído por Jaime Valdir da Silva, Marcio Mariano, Ronaldo Costa, Sergio Moreira, e Adriano Morinico, das Terras indígenas Cantagalo (RS), Salto do Jacuí (RS), Piraí (SC), Tarumã (SC), e Morro Alto (SC), passou três dias no Centro de Saberes da Floresta Yorenka Ãtame, constatando os trabalhos e resultados do reflorestamento ali iniciado há mais dez anos. Os indígenas Guarani puderam, ainda, acompanhar parte das atividades de um curso de Agroecologia que estava sendo oferecido pela Apiwtxa por meio de o Projeto Alto Juruá com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, tendo realizado práticas como coleta e plantio de mudas e sementes de espécies da Amazônia, construção de canteiros, sementeiras e viveiros, e atividades de poda.

Uma pequena mostra de peças de artesanato Guarani atraiu a atenção do público presente, e encantou um grupo de indígenas do Povo Kaxinawá que acompanhava o curso.
 
Em seguida, rumaram para a Aldeia Apiwtxa na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, onde visitaram os roçados, participaram de conversas com as lideranças da aldeia, e rituais tradicionais do Povo Ashaninka.
O encontro dos Ashaninka com os Guarani foi marcado por falas acolhedoras e emocionadas de ambas as partes. Os Guarani, que hoje sofrem pela falta de acesso à terra e aos recursos naturais, ficaram tocados com a vida na aldeia e com exemplo dos Ashaninka, e elogiaram especialmente sua organização comunitária. Para os Ashaninka, foi uma grande alegria receber os Guarani e ter a possibilidade de compartilhar seus conhecimentos, pois esta é mais uma ação que fortalece a luta indígena no país.

Nenhum comentário: