12/12/2016

APIWTXA COLHE FRUTOS DE PROJETO DE PISCULTURA

O projeto Fortalecendo Experiências Sócio-produtivas Sustentáveis no Alto Juruá, com financiamento da Fundação Banco do Brasil/Fundo Amazônia, que teve por objetivos fomentar a piscicultura e os sistemas agroflorestais na região, começou a ser desenvolvido pela Associação Apiwtxa em janeiro de 2015. O projeto teve duração de um ano e meio, durante os quais foram construídos açudes e tanques e foi realizada limpeza de lagos para reprodução de peixes. Entre fevereiro e março do presente ano, foram introduzidos 80 mil alevinos nos açudes e a Apiwtxa organizou-se para realizar seu cuidado.  Trata-se de uma atividade nova para os Ashaninka, o que traz desafios e aprendizados no processo.
Nos meses de outubro e novembro foram realizadas as primeiras despescas, tanto na aldeia Apiwtxa, quanto no Centro Yorenka Ãtame e no Assentamento PA Amônia/Comunidade Raio do Sol. Na aldeia, os peixes já foram consumidos em reuniões comunitárias e também comercializados internamente. Alguns dos peixes capturados (dentre eles matrinchãs, tambaquis e piaus) chegam a pesar mais de 2 quilos, indicando a viabilidade dessa alternativa.
O modo que a Apiwtxa encontrou para gerir da melhor forma cada açude na aldeia foi a de responsabilizar determinadas famílias da comunidade pelo cuidado de açudes específicos. Assim, cada família encarregada recebe uma porcentagem dos lucros gerados com a comercialização interna dos peixes na aldeia, dando como contrapartida seu comprometimento com o zelo cotidiano dos peixes. Já os momentos de limpeza dos açudes são realizados em atividades coletivas. A comercialização dos peixes, por sua vez, é feita de modo centralizado, por meio da Cooperativa Ayõpare. Os peixes também servem de fonte de alimento quando da realização de eventos comunitários da Apiwtxa.
Neste momento, a ideia é investir o lucro da despesca na compra de mais alevinos, para dar sustentabilidade à iniciativa. Foi identificado que a demanda pela compra de peixes, tanto na aldeia quanto no Centro Yorenka Ãtame, é superior à capacidade de produção atual dos açudes, de modo que a ampliação desta iniciativa está nos planos da Apiwtxa.  Inclusive, os moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá também estão interessados em trazer para suas comunidades este tipo de alternativa, pois ela fortalece não apenas a segurança alimentar, quanto a geração de renda comunitária.

Nenhum comentário: